Banco Sicoob é confiável? Diferença entre bancos e cooperativas

Você sabe a diferença entre bancos e cooperativas de crédito? Conhece o Sicoob? Estas e outras perguntas que muita gente anda fazendo é o que vamos responder aqui. Saiba se o banco Sicoob é confiável e entenda de uma vez por todas como funciona uma cooperativa de crédito, para decidir qual você deve escolher.

Existe diferença entre bancos e cooperativas em vários pontos

São várias diferenças entre os bancos e as cooperativas de crédito. Enquanto os bancos são empresas que visam o lucro, as cooperativas visam uma administração dos recursos que seja vantajosa para todos os associados.

Porém, da mesma forma que os bancos, as cooperativas de crédito, também chamadas de cooperativas financeiras, são cadastradas e regularizadas pelo Banco Central do Brasil – BACEN.

Nas cooperativas os associados não são tratados como clientes, mas sim como verdadeiros donos da empresa. Todos tem direito a um voto de valor igual nas decisões a serem tomadas pela cooperativa em sua política operacional. Já nos bancos, o cliente não influencia nas decisões sobre produtos bancários, preços, etc. Só os maiores acionistas do banco é que podem participar das decisões.

Nestas condições, os preços e taxas das cooperativas são até 20 % menores que os de bancos. E mais, todos os associados participam dos resultados positivos das cooperativas, enquanto os clientes dos bancos não ganham nada se não possuírem ações.

 

bancos e cooperativas

Saiba se o banco Sicoob é confiável e o que ele é

Na verdade, o Sicoob não é um banco, nem uma cooperativa. O Sicoob é um sistema financeiro cooperativo, o maior do país, composto por várias cooperativas de crédito e, ainda, por outras empresas de apoio. Ele é chamado de banco popularmente, mas ele é uma grande cooperativa de crédito, com todas as vantagens descritas acima em relação aos bancos tradicionais e que oferece os mesmos produtos e serviços.

Em 1996 foi criado o Bancoob – Banco Cooperativo do Brasil S/A que é um banco comercial privado, mas que tem a finalidade de oferecer os produtos e serviços bancários às cooperativas do Sicoob e permite que os recursos de todas as cooperativas do sistema sejam geridos de forma centralizada. O Bancoob é um banco como outro qualquer, regularizado. O código do Sicoob é 756.

O Bancoob foi criado pela necessidade do que um banco pode oferecer, como crédito, opções de investimento, cobranças bancárias, transações, entre outras. A criação do Bancoob e sua permanência no mercado até hoje, de forma sólida e com condições significativamente competitivas, é o que faz do Sicoob uma opção muito boa e confiável.

Linha de crédito de financiamento para empresas

O Sicoob tem linhas de crédito exclusivas para empresas e financiamentos através do BNDES. Isso demonstra que é um sistema confiável, competitivo e estável. Pessoas físicas também podem contar com linhas de crédito pessoal, consignado, etc.

O Sicoob tem como missão “Gerar soluções financeiras adequadas e sustentáveis, por meio do cooperativismo, aos associados e às suas comunidades”. Procure uma agência perto de você e informe-se sobre o que mais o Sicoob tem a te oferecer.

Comentários

Deixe um Comentário