Socialismo – O Que É ?

Socialismo refere-se a qualquer uma das várias teorias de organização econômica que advogam a administração e propriedade pública ou coletiva dos meios de produção e distribuição de bens, propondo-se a construir uma sociedade caracterizada pela igualdade de oportunidades e meios para todos os indivíduos, com um método isonômico de compensação. O socialismo moderno surgiu no final do século XVIII, tendo origem na classe intelectual e nos movimentos políticos da classe trabalhadora, que criticavam os efeitos da industrialização e da propriedade privada sobre a sociedade. Karl Marx afirmava que a luta de classes era responsável pela realidade social, e que este conflito inevitavelmente resultaria no socialismo através de uma revolução do proletariado, tornando-se uma fase de transição do capitalismo para um novo modelo de sociedade que não seria dividido em classes sociais hierárquicas, num modelo essencialmente comunista.

Países Socialistas

China

Com seu socialismo de mercado extremamente diferenciado, a China apresenta características do socialismo clássico, mas também apresenta características do capitalismo.

Cuba

Economicamente falando, Cuba, que é o mais famoso dos países socialistas da atualidade, apresenta problemas, que ficam cada vez mais nítidos a cada ano que passa, já que depois do colapso da União Soviética, a ilha caribenha deixou de receber uma ajuda anual importante.

Coréia do Norte

Com a maior parte da população vivendo em uma vida de miséria e de dificuldades realmente consideráveis, o fato é que a Coréia do Norte é, de todos os países de orientação socialista da atualidade, o mais fechado e atrasado de todos.

Vietnã

Muito famoso por causa da Guerra do Vietnã, esse país é socialista e apresenta uma economia que ainda é muito pautada pela agricultura, que ainda pesa muito dentro da lógica econômica do país.

Socialismo Científico

O socialismo científico, também chamado de socialismo marxista, é uma teoria política, social e econômica. Ele foi criado em 1840 por Karl Marx (1818-1883) e Friedrich Engels (1820-1895).

Como o próprio nome indica, esse modelo esteve baseado na análise científica e crítica do sistema capitalista.

O objetivo dessa doutrina era a transformação da sociedade a partir de uma análise profunda de suas relações econômicas, políticas e sociais.

A obra de Karl Marx intitulada “O Capital” (1867) foi a mais emblemática desse período. Aqui, Marx faz uma análise do sistema capitalista e aborda diversos temas como:

  • a luta de classes
  • a mais valia
  • a divisão social do trabalho
  • a produção do capital

Além dela, o “Manifesto Comunista”, publicado em 1848 por Karl Marx e Friedrich Engels, reunia os princípios e objetivos dessa teoria

Socialismo Utópico

É a primeira corrente do moderno pensamento filosófico socialista, surgida no primeiro quartel do século XIX e que desenvolvia conceitos e ideias definidas como utópicas para os pensadores socialistas que surgiriam posteriormente. Estes primeiros pensadores do moderno socialismo não reconheciam autoridade externa, além de subordinar a religião, a ciência, sociedade e instituições políticas a uma drástica e permanente crítica. Tudo o que era produzido pela humanidade deve justificar sua existência, ou seja, demonstrar sua utilidade ou então ser combatida até que deixasse de existir. A razão era a medida de todas as coisas. À toda forma de tradição, sociedade, governo, costume ou similar existente, toda velha noção tradicional deveria ser considerada irracional e combatida.

Socialismo vs Capitalismo

Principais características do Capitalismo

  • É uma economia baseada no mercado composta por compradores (pessoas) e vendedores (empresas privadas ou corporativas);
  • Os bens e serviços produzidos destinam-se a lucrar, e esse lucro é reinvestido na economia;
  • O governo não deve interferir nas economias do mercado livre, ou seja, o mercado determina investimentos, produção, distribuição e decisões;
  • A interferência do governo só é permitida ao fazer e aplicar regras ou políticas que regem a conduta dos negócios;
  • Existe uma necessidade de produção e compra contínuas para que uma economia capitalista funcione eficientemente;
  • Os capitalistas acreditam que o governo não usa recursos econômicos de forma eficiente como empresa privada.

Principais características do Socialismo

  • Os meios de produção são propriedade de empresas públicas ou cooperativas, e os indivíduos são compensados com base no princípio da contribuição individual;
  • Existe igual oportunidade para todos;
  • As indústrias em larga escala são esforços cooperativos e, assim, os retornos dessas indústrias devem ser devolvidos e beneficiar a sociedade como um todo;
  • A atividade econômica e a produção são planejadas pela autoridade central de planejamento e com base nas necessidades de consumo humano e não nas demandas econômicas;
  • Os socialistas acreditam que a desigualdade econômica é ruim para a sociedade e o governo é responsável pela redução através de programas que beneficiam os pobres.

Socialismo & Comunismo

O socialismo é um sistema econômico, enquanto o comunismo é um sistema econômico e político.

No socialismo, os recursos da economia são geridos e controlados pelas próprias pessoas através de conselhos, enquanto no comunismo, a gestão e o controle estão nas mãos de um único partido autoritário.

Os socialistas distribuem a riqueza com base nos esforços produtivos de cada indivíduo, enquanto os comunistas o fazem em função das necessidades de cada um.

Os socialistas podem possuir propriedades pessoais, enquanto no comunismo todos os bens são coletivos.

O socialismo permite que o capitalismo exista no meio de si, enquanto o comunismo procura livrar-se do capitalismo.

Socialismo Resumo

O Socialismo é um sistema político-econômico ou uma linha de pensamento criado no século XIX para confrontar o liberalismo e o capitalismo. A ideia foi desenvolvida a partir da realidade na qual o trabalhador era subordinado naquele momento, como baixos salários, enorme jornada de trabalho entre outras.

Comentários

Deixe um Comentário